Na literatura sobre relacionamentos interpessoais e técnicas de negociação, uma das regras que aparece sistematicamente nos artigos publicados pelos especialistas é a que devemos fazer a outra pessoa se sentir importante, mas qual o efeito que isso trará para você, ao fazer isso?
No mundo cada vez mais globalizado e com o advento das redes sociais é possível perceber claramente uma dicotomia na forma como as pessoas se sentem frente a esse novo mundo de informações abundantes e contatos quase que instantâneos.
No relatório de conferência das Nações Unidas (2018), o Brasil é o primeiro colocado em quantidade de acessos e o quarto país com maior número de usuários ativos em sites de relacionamento, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia.
Em 2018 os números já eram impressionantes, por exemplo:
1 – Facebook, com 2,2 bilhões de usuários ativos;
2 – Youtube com 1,5 bilhão;
3 – WhatsApp com mais de 1,3 bilhão; e
4 – Instagram com 1 bilhão.
Desse universo, menos de 10% das pessoas são Geradoras de informações, 90% dos usuários apenas retransmitem e são consumidores das informações, ideias e valores produzidos por outros. Esse cenário é propício para o sentimento dicotômico citado no início do texto: de um lado a pessoa se sente parte de algo maior, se aproxima de grupos que pensam igual, no entanto a sua individualidade fica escondida no comportamento padrão e de ideias do grupo ao qual pertence.
Ou seja, caso você tenha ou desenvolva a habilidade de fazer a outra pessoa se sentir importante, você se tornará uma referência, alguém inesquecível, em quem se pode confiar e irão querer ter você sempre por perto.
Para finalizar, qual o passo-a-passo para fazer a outra pessoa se sentir importante:
1 – Primeiramente se interessar verdadeiramente pelas pessoas, pelos seus valores e opiniões (sem críticas ou julgamento de valores)
2 – Ter escuta empática e ativa (para saber o que a outra pessoa gosta, que é importante para ela)
3 – Reconhecer cada esforço e superação que ela obtiver (cuidado, elogios vazios podem ter resultado contrário)
4 – Sempre que elogiar ou fizer um reconhecimento, faça apenas UM por vez e fundamente o motivo com base em algum fato ocorrido e não apenas em opinião pessoal.
Pode até parecer complexo, mas esse ato é simples e trará grande vantagem e amadurecimento nas suas relações interpessoais e nos processos de negociação.
#PenseNisso
#SouHumano
Norberto Fischer
Presidente do Instituto Sou Humano