Vamos continuar falando sobre as dicas de comportamento para que conquistemos as outras pessoas para a nossa forma de pensar, nossos valores e objetivos.
É comum no dia-a-dia cometermos erros, falarmos mal de alguém, entre outros comportamentos considerados negativos.
Quando nos damos conta de que fizemos isso, é comum usarmos a expressão bastante popular no Brasil: “pisei na bola”.
Coloquei essa expressão como título desse texto para chamar atenção mesmo, pois somos humanos e não é raro: “pisarmos na bola”. E isso não irá colaborar em nada com nossa imagem de pessoas sérias, maduras, confiáveis e/ou profissionais. Então, o que fazer?
Seguem as regras que já falamos nos textos anteriores e a de hoje:
(livre tradução das Regras de Ouro do Dale)
- A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a;
- Respeite a opinião dos outros. Nunca diga “você está errado”
- Se estiver errado, reconheça o seu erro rápida e enfaticamente. (essa é a nossa regra de hoje).
Pois é, a dica comportamental de hoje vale OURO. A grande maioria das pessoas parece ter “medo” de estarem erradas, como se isso fosse alterar quem elas são! Como se cometer erros fosse um limiar entre ser uma pessoa boa ou não. E, ao pisarem na bola, é comum para nós humanos queremos esconder o erro, mudar o sentido do que fizemos, falar mentiras sobre o que aconteceu, acusar o outro, etc.
Esse cenário não tem como ser positivo, pois mais cedo ou mais tarde, a verdade virá à tona e todos saberão o que você fizemos de errado.
No entanto, quando reconhecemos que pisamos na bola, de forma rápida e enfática, estamos demonstrando maturidade, crescimento pessoal e o mais importante de TUDO: estamos tirando das outras pessoas a “arma” de nos atacarem. Pois se alguém tentar divulgar, apontar o erro que cometemos… isso não terá qualquer efeito, pois já admitimos que errados e já estamos nos comportando de uma nova forma, agora positiva e construtiva.
E, consequentemente, não teremos o “medo” ou “receio” de falar sobre o fato, pois já admitimos que erramos antes mesmo de sermos acusados!
#PenseNisso
#SouHumano
E torne-se uma pessoa melhor
Norberto Fischer
Presidente do ISH