É muito comum nos dias atuais ficarmos cansados, com a cabeça cheia de problemas e uma quantidade enorme de pendências, coisas que temos que fazer e deixamos para depois. São tantas coisas para pensar que vão acumulando que acabam tomando conta da nossa mente.
E… Sistematicamente, nos sentimos cansados, esgotados, desanimados, sem energia para quase nada. Podemos até achar que estamos deprimidos… Mas, na verdade estamos apenas mentalmente cansados.
Existem algumas dicas para resolver de forma rápida essa situação:
Dica 1:
– fazer atividade física aeróbica, pois quando estamos com a mente e o corpo cansados, simultaneamente, isso nos trás relaxamento e acalma a nossa mente. Pois ficamos congruentes entre a mente e o corpo.
Além de ser saudável, nos ajudar a pensar de forma mais clara e focada.
Dica 2:
– fazer uma lista de tudo o existe de pendência, gaste pelo menos uns 20 minutos tentando lembrar-se de todas as coisas, mesmo as menores, coloque também na listagem ações e/ou projetos macros, como pós-graduação, viagem, etc.
Feita a listagem, existem duas ações possíveis:
Ação 1: Classifique o que é importante e/ou urgente. O que não for importante, não merece seu tempo, mesmo se for urgente. Pense um pouco sobre isso e verás quanta coisa sem a mínima importância está ocupando espaço na sua mente.
Ação 2: Use a técnica das Pedras Grandes, que já explicamos por aqui no souhumano.
Isso é fundamental, para que a nossa energia se concentre no que é necessário e não deixarmos outras ações pequenas e urgentes que venham a surgir, tomem conta novamente da nossa mente.
Por fim, lembre-se que o fato de se sentir mentalmente cansado, ou até quase deprimido, é um sinal importante do organismo. Sendo importante nos manter sempre focando nos problemas e ações de forma positiva e pró-ativa.
#PenseNisso
#SouHumano
Foque sempre na sua zona de influência, evitando gastar energia com ações ou problemas que estão apenas na sua zona de preocupações.
Norberto Fischer
Presidente ISH