LIBRAS

LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Após uma semana afastado dos artigos, estou voltando hoje focando num tema de grande importância e de relevância à comunidade SURDA!


Dia 26 de junho, semana passada, tive o privilégio de atender o professor de LIBRAS Tarcísio aqui do Distrito Federal e como presente, recebi finalmente o meu “sinal”. Na cultura dos Surdos, cada pessoa recebe um sinal que é criado com base em alguma característica marcante e vale como se fosse o nome em português.

No entanto, somente um Surdo pode criar um sinal para outra pessoa. Finalmente, ganhei o meu sinal… estou muito feliz por isso e agradeço de coração ao meu novo amigo Tarcísio.


O reconhecimento da LIBRAS como língua oficial no Brasil e a obrigação do seu uso no desenvolvimento do potencial cognitivo dos Surdos é uma forma de respeito, obrigação da sociedade e do Estado, mas não podem ser consideradas como suficientes para viabilizar a Inclusão Social do Surdo.

O tema deve ser considerado com a devida complexidade, por envolver a necessidade de mudança de valores morais que impactarão nos atuais padrões comportamentais que são culturalmente aceitas e percebidas como corretas.

 

A inclusão será viabilizada, de fato, quando existir o respeito às diferenças, o reconhecimento de uma cultura própria e a possibilidade de desenvolvimento pleno de todos os cidadãos, independente das suas necessidades ou eventuais limitações, como a restrição auditiva dos Surdos.

Nos do ISH convidamos a você conhecer um pouco mais sobre o tema e sobre a LIBRAS nas seguintes páginas do Youtube:

– TUBE LIBRAS e

– Professor Tarcísio LIBRAS.

 


Muito mais do que um grupo, os Surdos possuem Cultura própria… conhecer e reconhecer são os primeiros passos para a inclusão social.

#PenseNisso
#SouHumano

Norberto Fischer
Presidente do ISH


 

Deixe um comentário