“Faça a outra pessoa se sentir importante e faça-o com sinceridade”. Dale Carnegie
Parece ser uma dica tão simples, mas poucas pessoas desenvolvem essa habilidade. Essa regra é indicada pelo Dale para se desenvolver o relacionamento interpessoal, mas o que poucas pessoas percebem que é uma excelente técnica para ser usada no processo de negociação.
Ao contrário do que se imagina, falar muito durante uma negociação, com objetivo de tentar convencer o outro, não é necessariamente uma estratégia segura e garantida. O ideal é conhecer o outro, saber quais são seus valores, sua filosofia de vida, entre outras informações pessoais que irão te ajudar a alcançar seus objetivos. E, para isso, é necessário aprender a ouvir, escutar e compreender o que está acontecendo na vida dela.
Fazendo isso, você saberá o suficiente, descobrira algo de relevante ou de suma importância sobre a outra pessoa. Tendo essa informação será possível seguir a regra do Dale, pois para fazermos outra pessoa se sentir importante e fazer isso com sinceridade, é fundamental conhecê-la. Isso somente acontecerá se pararmos um pouco para escutar, aplicar a escuta empática e nos interessarmos verdadeiramente pelas outras pessoas.
Pois, se você não conhece o outro, é possível fazê-lo se sentir importante! E mesmo que você tente, irá com certeza transparecer falsidade.
Por outro lado, quando você consegue fazer com que a outra pessoa tenha o sentimento de que ela é importante, a portas estarão abertas para qualquer tipo de negociação!
#PenseNisso
Fazer o outro se sentir importante não é garantia de sucesso em uma negociação, mas você terá as portas abertas para conversar e apresentar seu ponto de vista.
#SouHumano
Norberto Fischer
ISL