Elefante!


Imagina comparar o Planejamento Estratégico de uma empresa com um elefante!

O escritor Henry Mintzberg fez essa comparação no seu principal livro, o “Safári de Estratégia: Um Roteiro pela Selva do Planejamento Estratégico“. Henry é considerado um dos maiores pensadores da administração da atualidade.


Esse livro é uma leitura obrigatória para administradores e seu custo hoje (09/07/2020) está abaixo de R$ 100,00.

Na comparação o autor relata uma situação em que quatro cegos são desafiados a fazerem uma descrição de um elefante, mas cada pessoa foi colocada para tocar uma parte diferente do animal. Uma tocou a tromba, outro o rabo, perna e orelha, após alguns instantes são instigados a descreverem como é o animal “elefante”. Logicamente, cada um deles teve uma percepção completamente diferente e nenhum chegou perto do que seria considerado certo.

Resumindo a história cada um descreveu o elefante de forma completamente diferente e sob sua percepção estavam convictos de terem feito a descrição corretamente.

Henry demonstrou que temos sempre uma visão parcial da realidade, como nossas decisões são influenciadas pela nossa realidade e estão quase sempre equivocadas.

Quando julgamos alguém, fazemos críticas sobre sua atuação ou comportamento será que não estamos repetindo os cegos e o elefante do Henry? Eles tinham total convicção das suas percepções e conclusão… e nós?

#PenseNisso

Quando julgamos alguém, estamos fazendo isso considerando qual parte do Elefante?

#SouHumano
Norberto Fischer
ISH

 

 


 

Deixe um comentário