Você conhece a filosofia da pipoca? Não?
Pensei nessa expressão hoje e procurei no Google, mas achei apenas “filosofia COM pipoca”.
Resolvi então criar uma “filosofia da pipoca” do Instituto Sou Humano, comparando o ser-humano, seus valores e comportamentos, com a pipoca.
E qual a relação da pipoca com o ser-humano? Boa pergunta… vamos pensar nisso juntos, agora:
- O milho para virar pipoca precisa ficar exposta ao calor intenso, o calor/pressão disponibilizará energia suficiente para o processo de transformação do milho em pipoca. Somos similares, o processo de amadurecimento é proveniente de problemas que precisamos enfrentar. Quando estamos pressionados por dificuldades e problemas, paramos para pensar muito mais… e amadurecemos como pessoas.
- A pipoca quando está com muito óleo deixa nossos dedos melados (sujos), pode sujar nossa roupa e objetos pessoais. Da mesma forma, quando defendemos demais alguns valores, ficamos cegos e não conseguimos ver o cenário completo. Muitas vezes não conseguimos aceitar opiniões contrárias. Ou seja: nada em excesso ao ser humano é positivo, tudo precisa ser moderado e equilibrado, assim como o óleo, sal, calor e temperos precisam estar equilibrados para fazer uma boa pipoca.
- A pipoca se for retirada muito cedo do fogo, não dará o resultado esperado. Mas, se demorar demais queimará e ficará impossível de se comer. Isso vale também para nós humanos, quando temos algum projeto de vida precisamos estar preparados para fazer acontecer. Se iniciarmos o projeto antes da hora não obteremos os resultados esperados. Mas, se demorar demais para iniciarmos as ações, podemos perder o “time” e a ideia não terá mais o mesmo valor de quando foi pensado.
#SouHumano
Para ser considerada boa, a pipoca precisa ficar crocante, sequinha e com um tempero suave, mas marcante. A pipoca sendo preparada de forma correta, além de ser uma delícia, não engorda e faz bem para nossa saúde, pois possui nutrientes importantes para o organismo, tais como vitaminas do complexo B, manganês, magnésio e fibras.
O ser humano para ser considerado uma boa pessoa precisa passar por um processo adequado de educação, principalmente pelo exemplo das pessoas mais próximas, precisa ter bons valores, comportamento moral adequado ao meio em que está inserido e viver sob a luz da ética, buscando sempre transformar o ambiente em sua volta num lugar mais justo e perfeito.
#PenseNisso
O milho se transforma em pipoca sob pressão e fogo, mas existem milhos que serão para sempre “piruá”, mesmo sob as condições ideias.
Se você estiver sob pressão e dificuldades, busque ser como a maioria das pipocas, transformando-se em todas as oportunidades numa pessoa melhor, para que não acabe sendo apenas uma “Piruá” na sociedade.
Escreva a seguir sugestões de comparação entre a pipoca e o ser-humano, vamos estruturar melhor essa nova “Filosofia da Pipoca do Instituto Sou Humano”.
Norberto Fischer
ISH