Pode parecer absurdo, mas temos tendência natural de prestar atenção às coisas negativas, possivelmente isso tenha relação com nosso instinto de sobrevivência. Pretendo fazer um estudo, estilo revisão bibliográfica, sobre esse tema e compartilharei aqui no souhumanho, em breve.
Por enquanto fica o ALERTA de que se começarmos a viver com foco apenas nas coisas negativas, dando destaque a isso no nosso dia-a-dia, vamos nos carregar de pensamentos ruins que irão refletir nos nossos comportamentos, teremos ações que irão impactar negativamente nas pessoas mais próximas.
Os editores de Jornais sabem que os seres humanos, pelo instinto de sobrevivência, se tornam viciados em problemas e isso amplia sua audiência, assim sempre dão destaque a tudo o que é negativo e que podem nos “afetar” de forma mais pontiaguda. Com o tempo, passamos a sentir como se fosse necessário para nossa sobrevivência continuar assistindo aos jornais, para nos prepararmos e sabermos como nos defender, caso esses problemas apresentados pela mídia cheguem até nossas famílias. Se persistimos ficar recebendo sistematicamente esse tipo de mensagem, passaremos a enxergar tudo o que acontece à nossa volta como ameaça às nossas vidas.
Esse ciclo negativo é viciante!!!!!!
Ficamos rapidamente viciados em assistir “problemas” e nos sentirmos em “estado de alerta”! Afinal nossa mente nos deixará mais atentos aos detalhes e prontos para “luta”, nos trazendo um falso sentimento de poder e força.
Dentro desse cenário… não existe como controlar que nosso lado animalesco de sobrevivência “entre em alerta” se continuarmos sistematicamente assistindo “problemas”, mas temos o poder de escolher o que iremos assistir, que tipo de informação é positiva e não irá nos causar maiores danos comportamentais.
Somos Humanos e temos o poder de escolher se iremos dar ênfase aos “EU TE ODEIO…” dos quais somos bombardeados diariamente pelas mídias ou se vamos construir os “EU TE AMO…” que apesar de não ser tão atrativo e viciante, poderá ajudar a construir uma sociedade mais justa e perfeita.
#PenseNisso
#SouHumano
Norberto Fischer
Presidente ISH