O ser humano reflete sobre sua própria existência e condição desde tempos imemoriais. É possível que o primeiro ser da espécie sapiens tenha se perguntado “quem sou eu?”
A seguir um breve olhar sobre a evolução do conceito de Ser Humano e suas consequências.
Período | Pensador | Visão do Ser Humano | Consequência |
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Pré socráticos | Os deuses gregos são o modelo de felicidade plena, pois sua existência é eterna. Aos homens cabe o sofrimento de nascer, crescer e perecer. | O ser humano está submetido à ordem do universo e dos deuses. A lei deve da cidade deve seguir a lei do universo, chamada justiça pelos gregos. | |
469-399 a.C. | Sócrates | O indivíduo que dispensa sua natureza desafiadora não poder ser chamado humano. “Conhece-te a ti mesmo” | O ser humano tem a capacidade de encontrar em si mesmo o conhecimento do mundo. |
427-347 a.C. | Platão | O humano é um ser de dois mundos: Seu corpo é matéria perecível e sua alma habita o mundo das ideias, estando aprisionada ao mundo material. | O corpo fornece a percepção do mundo, mas é na alma que reside a capacidade racional. O ser humano deve buscar a verdade pela reflexão, e a Educação é o caminho menos tortuoso. |
384-322 a.C. | Aristóteles | O ser humano possui em seus sentidos a capacidade de conhecer as coisas em si. As ideias residem na mente, não em um mundo separado. | O ser humano atinge sua plenitude pela atividade contemplativa. O desenvolvimento pleno, porém, só ocorre em sociedade, pois o homem é um ser social. |
345-430 | Agostinho de Hipona | Resgata o conceito platônico de um mundo perfeito inacessível ao corpo e a matéria. | O Cristianismo de Agostinho não admitiria que o ser humano, como criação divina, fosse totalmente material e animalesco. O mal que há no mundo é resultado do Livre Arbítrio, que pode levar o ser à perdição ou à salvação. |
1224-1274 | Tomás de Aquino | Concilia a verdade Cristã ao pensamento de Aristóteles. | A mente humana lida com dados sensoriais, mas visa o conhecimento eterno. O ser humano encontra-se na mais alta posição da criação, estando abaixo dos anjos e de Deus. |
1533-1592 | Montaigne | Existe uma enorme variedade de costumes e tradições, tornando árdua a tarefa de definir um conceito único de Ser Humano | O ser humano é vítima da inconstância, da incerteza, da superstição, do medo da morte, e do que há depois dela… é a capacidade de julgar e conhecer que causa as inúmeras paixões que assaltam o ser, pois é impossível ter crenças verdadeiras e inquestionáveis. |
1596-1650 | Descartes | Utiliza a dúvida como método. O sujeito em sua individualidade é a fonte do conhecimento e do saber. “Penso, logo existo” | Partindo da introspecção, passa a questionar e negar todo o conhecimento e certeza, até que resta apenas a dúvida, o próprio ato de pensar. O ser que pensa, o “eu”, afirma a existência da alma e da perfeição que leva à Deus. |
1623-1662 | Pascal | O conhecimento racional instrumental não define o Ser Humano. É necessário um conhecimento racional sentimental para alcançar a totalidade do Ser. | O Ser humano só poderia resolver sua situação miserável no mundo conciliando razão e emoção na revelação divina e salvadora do Cristianismo. |
1646-1716 | Leibniz | O corpo e alma já possuem em si, quando criados por Deus, todos os estados possíveis e todos os mundos possíveis, trabalhando me paralelo como máquinas perfeitas. | O Criador é perfeito; Há ordem no universo independente da intervenção divina; A liberdade da alma é plena. O intelecto humano é capaz de escolher seu destino. |
1588-1679 | Thomas Hobbes | A preocupação básica do ser humano é a sua sobrevivência e daqueles que lhe são próximos, e para isso busca os bens necessários para satisfazer suas necessidades. | Racionalmente os humanos abrem mão de seus direitos naturais para garantir uma vida melhor em sociedade. Os cidadãos colocam seu poder nas mãos de um governante, que deve manter o pacto e conter a dissolução da sociedade quando a natureza egoísta dos indivíduos aflora. |
1632-1704 | John Locke | O conceito de “pessoa” aplica-se ao sujeito moral que se caracteriza pela continuidade da consciência individual e da memória. O termo “Ser Humano” refere-se à espécie animal a qual pertencemos. | O ser humano é sociável e nasce com um respeito natural à própria vida e à dos outros. A sociedade se baseia em um contrato de preservação dos direitos naturais e na constituição de um governo para garanti-los. O governante é um representante do povo. |
1711-1776 | David Hume | Todas as ideias que temos derivam, direta ou indiretamente, de nossas percepções sensoriais. | Ações, sentimentos ou caráter são moralmente julgados como virtudes ou vícios a partir dos prazeres ou dores que provocam. |
1724-1804 | Immanuel Kant | O conhecimento humano é limitado aos fenômenos que podem ser acessados pelos sentidos, seja de forma analítica, sem conteúdo empírico, como a Matemática, ou sintética, com conteúdo empírico, como a Física. | Não basta “saber o que é certo”, é preciso “fazer o que certo”. |
1712-1778 | Rousseau | A natureza humana é essencialmente cooperativa e boa, sendo corrompida pela vida em sociedade. | “Aquele que cercou um pedaço de terra e disse: ‘isso é meu.’ e encontrou outros ingênuos o bastante para acreditar, eis a origem de todo mal. “ A capacidade de compreender o que é bom e aceitá-lo mesmo em detrimento de interesses pessoais, leva a instituição da justiça. |
1749-1832 | Goethe | A desgraça humana decorre do apego ao conhecimento visto apenas como relações de causa e efeito. | O ser humano é mais que um mecanismo inorgânico. É preciso reconhecer a fluidez e a complexidade da vida orgânica. |
1770-1831 | Hegel | O processo de formação da identidade individual se contrapõe ao processo de socialização ao qual estamos submetidos em sociedade. | O humano vive a dicotomia entre sua identidade enquanto pessoa, e sua humanização por meio da cultura. |
1818-1883 | Karl Marx | O humano é um ser puramente material, sendo, portanto, submetido às condições materiais na qual se encontra. | A natureza humana é deturpada pela exploração material em um sistema que afirma a propriedade privada . Ao indivíduo consciente cabe a participação revolucionária que o livra da alienação. O humano deve ser livre de posses, de desejo de poder, de religião e de domínio sobre os outros, retornando à uma bondade intrínseca. |
1809-1882 | Charles Darwin | O homo sapiens é o resultado de um processo de adaptação lento e contínuo dos organismos ao ambiente. | O indivíduo com traços mais propícios à sobrevivência possui maior probabilidade de passar essas características a seus herdeiros. |
1813-1855 | Kierkegaard | A essência do humano é sua capacidade de escolha. O indivíduo deve construir sua identidade e não ser submisso. | Os humanos se definem por suas escolhas: – escolhas estéticas em acordo com suas percepções, desejos e satisfação sensorial; – escolhas éticas quanto a noção de dever e obrigação moral; – cavalheiro da fé – que transcende sua condição e assume uma realidade supra-sensorial. |
1905-1980 | Sartre | A definição de humano vem da liberdade de ação e da liberdade de construção da vida. | O humano não tem, portanto, uma essência definidora, sendo um projeto em constante reformulação, como consequência de suas ações. |
1844-1900 | Nietzsche | O ser humano é fracionado entre a capacidade de conhecer e dominar a realidade e a capacidade de criar representações oníricas. | A capacidade de sonhar novas realidades liberta o humano das condições impostas pela religião, pela políticas e por sistemas econômicos. Este homem novo e livre, ao perceber que o mundo é o resultado da vontade humana, está além do bem e do mal, livre de toda restrição impositiva: é o super-homem. |
Com que visão você mais se identifica? Qual é totalmente inaceitável para você? Deixe sua opinião, afinal, como humano, você tem direito a se posicionar nesse debate 🙂
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