Som do silêncio

Quando fui tomar café hoje de manhã, bem cedo, como de costume tenho o hábito de colocar algum som, bem baixinho para ficar apreciando. Cada dia escolho um tipo de música diferente, variando de músicas celtas até sertanejo raiz, passando por POP Rock, Country, metal, entre vários outros tipos diferentes de música. Logo na primeira música começou a tocar do Simon & Garfunkel uma das suas mais famosas músicas: “The Sound Of Silence”.

Parei um pouco para me concentrar na Letra e cheguei à conclusão de que a música é a descrição de um “sonho” e daqueles bem “diferentes“!!!

De repente, a música faz uma afirmativa que me provocou… essa foi a frase: “vocês não sabem. O silêncio como um câncer cresce…” (livre tradução). Isso foi diretamente contra tudo o que sempre pensei sobre o silêncio. Nunca imaginei o silêncio como um câncer, crescendo de tomando conta das pessoas e da sociedade.

Imediatamente comecei a me lembrar de tantos outros textos, músicas, artigos, frases que falam sobre “beleza e a importância do silêncio para o crescimento e amadurecimento do ser humano”. Passei minha vida inteira pensando sobre o silêncio com imagens positivas e, uma música antiga e que tanto escutei na minha vida, mostra uma forma totalmente diferente e impactante de tratar o assunto.

Possivelmente, se a “contradição” em que eu me encontrei ao perceber a música fosse sobre outros assuntos mais polêmicos, tais como: religião, futebol, sexo, racismo, drogas, etc. Não teria eu um posicionamento não apenas de susto, mas de preconceito contra a visão diferenciada? Aceitaria de bom grado a forma diferente da pessoa pensar? Ou deixaria que a opinião contrária me acendesse sentimos de negação e não aceitação?

Pois é, às vezes podemos ser pegos de surpresa frente situações, valores e ou opiniões diversas de tudo o que acreditamos e, quando isso ocorre, qual nosso posicionamento? Como nos comportamos? Aceitamos o diferente, mesmo que isso vá contra nossos valores? Ou… teremos que admitir que somos em alguns aspectos preconceituosos.

Não sei em relação a você que está lendo agora esse texto, mas eu gosto muito de usar o silêncio para refletir, fiz isso para escrever esse texto e farei novamente quando tiver nova oportunidade. Somos Humanos e precisamos do silêncio para deixar muitas vezes a voz do “ego” se acalmar e para podermos refletir sobre nossas ações, comportamentos e hábitos. O silêncio é uma arma fundamental para reflexão e mudanças de comportamento.

#PenseNisso
#SouHumano

Faça do silêncio o quociente da emoção.

Norberto Fischer
Presidente do ISH

Deixe um comentário